Raciocínio - significado y definición. Qué es Raciocínio
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es Raciocínio - definición

ARTIGO DE LISTA DA WIKIMÉDIA
Raciocínio; Raciocinio; Ser sensciente; Seres senscientes

Raciocínio         
m.
Acto ou faculdade de raciocinar.
Encadeamento de argumentos.
Operação intellectual, com que se deduz de uma ou mais premissas um juízo.
Juízo.
Ponderação, objecção.
(Lat. "ratiocinium")
raciocínio         
sm (lat ratiociniu)
1 Ato, faculdade ou maneira de raciocinar.
2 Operação intelectual discursiva, pela qual, da afirmação de uma ou mais de uma proposição, passamos a afirmar outra em virtude de uma conexão necessária com as primeiras.
3 Encadeamento de argumentos.
4 Juízo.
5 Objeção, ponderação.
6 Inteligência, razão.
7 Filos Operação pela qual o espírito tira a conclusão das premissas; na filosofia escolástica, a forma lógica do raciocínio é o silogismo
R. cornuto: o dilema
R. dedutivo: silogismo em que as premissas são mais gerais que a conclusão
R. indutivo: silogismo em que as premissas são mais particulares que a conclusão.
Raciocínio lógico         
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:

Wikipedia

Raciocínio lógico

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:

  • Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se a regra e a sua premissa para chegar a uma conclusão, por exemplo: "Quando chove, a relva fica molhada. Hoje choveu, portanto a relva está molhada." É comum associar-se os matemáticos a este tipo de raciocínio.
  • Indução é determinar a regra. É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: "A relva ficou molhada em todas as vezes que choveu. Então, se chover amanhã, a relva ficará molhada." É comum associar os cientistas a este estilo de raciocínio.
  • Abdução significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: "Quando chove, a relva fica molhada. A relva está molhada, então deve ter chovido." Associa-se este tipo de raciocínio aos médicos e detetives etc.